sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Elis Regina Carvalho Costa

Elis Regina Carvalho Costa, nasceu em Porto Alegre (RS).  Nesse início de ano ouve-se falar mais dessa mulher, que  em 19/01/1982, subitamente, nos deixou.
A obra da artista, no entanto, é seu maior legado e parâmetro para muitas discussões. Elis não era o tipo da cantora com postura comercial, seu repertório é exemplo disso: comprometida com as questões sociais do seu país e consequentemente com a universalidade da problemática das pessoas. Melhor é tê-la como instrumento de pesquisa, distanciando-a do saudosismo que a envolve, causado pela comoção nacional, que talvez, gradativamente, a consuma.  No entanto, os registros póstumos acrescentados sobre à obra da cantora, têm que ser encarados como  objeto cultural, muito pouco de tietagem. Esses engajamentos e sua independência musical  são componentes, que somados à voz marcante, fascina a todos: “Amo a música, acredito que nem tudo está perdido, creio no ser humano e na renovação do planeta”, declarou.
Essa Mulher, o disco, completou 30 anos em julho de 2009, que além da música "O Bêbado e a Equilibrista" (João Bosco e Aldir Blanc), ter batido de frente com o momento político vivido em 1979, valorizou Cartola, apresentou Tunai e Sérgio Natureza e o histórico dueto de Elis & Cauby Peixoto: “Estava indo a uma entrevista, quando ele cruzou em minha frente: é esse…”, disse ao Pasquim (1979). O “Hino da Anistia” reivindicava a volta do irmão do Henfil  e a morte do jornalista Vladimir Herzog, contextualizando as mazelas da repressão militar. Além do luto que as vestia, mães-Marias tinham também corações torturados. Ouviam-se os gritos roucos ecoando dos porões, onde escorriam fecundas idéias mutiladas.
Elis, em 1979, participou do 13º Festival de Jazz de Montreux: luzes cruzam a “Noite Brasileira” e as ovações abalam o Cassino de Montreux. O Bruxo do jazz ordena ao piano, mas não intimida a Pimentinha. O show passara por algumas oscilações vocais, mas ela volta ao palco menos introspectiva, depois de “Mancada”, “Faca Amolada” e “Rebento(u)”. Despira-se do longo vermelho, busto roxo-bispo e da orquídea azul-lilás do figurino. Vozes a chamam muitas vezes: “Elis, Elis, Elis!..."  Essas e outras imposições a fazem ressurgir em cena. Os olhos nos olhos travam duelo na noite: ela atende às notas complicadíssimas de Hermeto e mantém-se indomável, invencível, cantando as canções como se cada verso se avessasse. A plateia, insistentemente, não se cansa... E, aos poucos, desvencilha-se dos aplausos que pesadamente a veste.

2 comentários:

  1. Produtiva paixão, a sua por Elis... Diferentes: a fala do amor e a fala da pura/impura crítica.

    ResponderExcluir
  2. Tenho cuidado com a cegueira da paixão, para o discurso sensato ir sobrevivendo. Obg

    ResponderExcluir