quinta-feira, 25 de março de 2010

Tango na Lua II

 
                          atriz Daniella Perez


Nas sombras mornas da tarde os pássaros encerram seu balé e executam a última sinfonia.  Um velho arvoredo é palco e aconchego, onde eles se calam, pensativos e sem aplausos. Mas, à noite, a lua desabrocha no roseiral noturno e os desperta: personifico aquele rosto maquiado por Deus e escuto a recitação de um monólogo...

Agora passo devagar, na solidão da rua, à beira o rio: a lua-cheia está mais alta, acesa como um imenso salão. Procuro teus lábios na beleza fria do momento e escuto uma orquestra que ensaia... Mas ronca cuíca, mexem-se platinelas de pandeiro e alegria doida de tamborim. É o carnaval que vem descendo, mas não tem jeito: a tristeza se estende na várzea urbana.
Há melodia escorrendo de um Bandoneón: La Cumparsita  deixa a dançarina com um pé na terra e outro na lua. Dia ou noite, qualquer passo pela casa é um Tristango, diz Pi(g)azzola.


Demoro: vagueio na larga fenda esculpida no serrote, onde um corredor de luz  se abisma. Os meus sentidos estão mais terrestres. A  lua branca, sonolenta, deita-se na ponte, que ainda se veste com a cal cinquentenária.  Há vozes nostálgicas de seresteiros: dá vontade de dançar velhos boleros latinos e tangos de Gardel, alí mesmo, sobre a grama do alagadiço salobro. Mas a frieza me afasta para o centro da cidade. Entro no casarão e escuto os violões subindo a ladeira, empurrados pelo sopro da madrugada.








4 comentários:

  1. Ai que loucura: um tango na lua!... Pra mim, basta o título. A imaginação se solta.... bjs

    ResponderExcluir
  2. Perigo faz é escorregar da lua, mas a dança é espiritual. Pensando bem, dá vontade de ir dançar esse tango. Hoje eu tô de lua. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do poema em prosa, dos seus, pois diferem muito da sua poesia, que é de um lirismo sóbrio e seco, contido e elegante, como exige o tempo atual; ali, você deixa fluir uma lírica mais eivada de subjetividade e emoção. Cabem os dois no meu escrínio de leitor.

    ResponderExcluir
  4. Valiosa visita, amigo. Suas avaliações me encorajam. É bom saber que te tenho como leitor.

    ResponderExcluir