segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hino ao sol

 

  ocaso da serra das Flechas, município de Pedra Lavrada-PB

“Hino ao Sol”: escrito por Akenaton (aquele que agrada a Aton), também conhecido como Amenófis IV? Aton é uma das variantes do nome do deus Sol. É possível ler a seguinte descrição:..."E assim ocorreu que, encontrando-se o faraó na caça do leão, em pleno dia, seus olhos avistaram um disco brilhante pousado sobre uma rocha, e o mesmo pulsava como o coração do faraó, e seu brilho era como o ouro e a púrpura. O faraó se colocou de joelhos ante o disco".

No III Hino o faraó continua a narração dizendo:
" ... Oh, disco solar que com teu brilho ofuscante pulsas como um coração e minha vontade parece tua. Oh, disco de fogo que me ilumina e teu brilho e a tua sabedoria são superiores a do Sol."
Depois dessa visão, o faraó mudou seu nome para Akenaton e decidiu transformar a religião egípcia de politeísta (crença em vários deuses) em monoteísta (crença em apenas um ser supremo).
E escolheu como Deus supremo Aton, o deus sol.
Os sacerdotes protestaram, mas enquanto Amenófis IV estivesse no poder, ninguém poderia fazer nada.
Após seu assassinato, o Egito voltou a ser politeísta, e os sacerdotes amaldiçoaram Akenaton, apagando todos os vestígios da sua existência.
Mas no livro “O Egípcio”, escrito pelo próprio “Sinouhé”, que assassinou Amenófis IV, é relatado a visão do faraó.

2 comentários:

  1. Até que enfim!... Eu estava procurando "escrita do sol"... Parabéns. Está muito bonito o seu blog. E com assuntos interessantes. Vá em frente! Enfrente! Distribua sua sensibilidade pelos descampados da net. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário é a estreia do blog. Pois é, nunca vi mundo tão descampado, que às vezes eu planto algumas moitas, evitando certos cliques. Volte sempre!

    ResponderExcluir