terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cac(h)imbo(a)


Minha avó amanhecia insatisfeita, mas dirigia-se à cozinha, fogo acendia: “hoje eu tô rim, rim chamada rim”... "Ruim, doente do rim, vó?" Dizia: “Não, tô rim da cabeça. Amanheci de macacoa”. E emendava nas queixas: “Hoje eu tô bêba, bêba chamada bêba(da)”. E ia-se devagar, mãos nas paredes, resmungando pela casa-labirinto, teto-sótão desabando. Longa viuvez. Era tontice, zoada nos ouvidos, se instalando naquela mulher octogenária, de tantos serviços domésticos e rurais. Diagnósticos de hoje: labirintite, pressão alta, diabete... Eram desabafos dosados de chantagens, compensações.
Gente conhecida passando na estrada, indo à cidade, mandava parar: "Vê se chegou carta do sul, que há tempo não recebo notícia de filho".
Mas vinham as brincadeiras, dizeres e adágios populares: “Da palma nasceu palmito, / Do palmito nasceu palma, / Quero que você me diga / Quem entrou no céu sem alma?” Dizia que Cristo subira ao céu levando a cruz. Contava diversas histórias de Lampeão, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros, ciganos, retirantes, tropeiros e o bumba-meu-boi: “O meu boi morreu,/ Que será de mim, / Vai buscar outro boi, / Maninha ô, lá no Piauí..."
Queixava-se de cegueira, visão monocular: enquanto mexia uma tigela de torresmo, um salpico de graxa de porco queimou-lhe a retina.
Os netos corriam, deslizavam no cimento liso da sala imensa, pulavam cercas, armavam balanços no pé de juazeiro, jogavam futebol: tantas brincadeiras diárias a impacientava: “Deixem de buzina!...” E ordenava, dando ocupação aos desocupados: "Peguem os galões e vão buscar água no açude: quero ver tanques e potes cheios, depois separem os bezerros dos úberes..." Em momentos menos tensos, ela prendia o coque do cabelo com garras artesanais feitas de arame e dirigia-se àquele menino mais comportado: “Faça um café forte, bem coado - torrado com rapadura, em tigela de barro -, traga o cachimbo e o fumo que 'tão na meia-parede da despensa". Destampava a lata e começava a retirar a cera impregnada (resíduo de nicotina). “Oxente, fumar pra ficar mais tonta, vó?" Respondia: "Só saio  de casa em fim de mês, p'ra ir missa no 'Jerimum'. Essa fumaça é meu espairecimento”: pofo, pofo, pofo... O fogão à lenha conservava pequenas brasas soterradas nas cinzas, que ela ia catando com os dedos encalejados, arremessando-as ao cachimbo, formando outra fornalha, justificando: “Tem gente que pisa em brasa e não se queima..."
E assim foi, até cair doente e perder toda a fortaleza que a envolvia. Não dominou mais os sentidos: o esquecimento se  instalou em tudo, mas não fazia esforço na lembrança para pedir o cachimbo intuitivo, às vezes negado por precaução a sua saúde estreita.
Manhã me trazendo da cidade: entreguei-lhe um buquê de flores brancas, mais belas do que cheirosas e logo se lembrou do pé de bugari: “Já tive disso aqui, plantado na biqueira”, resumiu a matriarca – olhar horizontal para o norte, triste e embaçado pela catarata –, gesto vegetal sobre o colchão de capim: bramante com estampa floral, costurado com barbantes.

4 comentários:

  1. Cara, gostei muito desse teu blog, muito mesmo. Não pude e não vou conseguir agora ver muita coisa, mas os textos que li são ótimos. Você tem um quê de Guimarães Rosa que me agrada muito. Voltarei outra hora e sempre que der. Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Pois bem Marcelo, me visite sempre, que o leitor alimenta àquele que escreve. Um solilás para você. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito... vi as cenas com os olhos da imaginação....abç

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que você visse esse texto. Procurei sinalizá-lo aos moldes da realidade. Bjs.

    ResponderExcluir